O governo lançou em  junho de 2021 o programa Vale Gás, iniciativa de proteção Social que pretende beneficiar cerca de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. O auxílio vale gás vai funcionar por meio de transferência de renda destinada a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) para mais de 100 mil famílias carentes.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social vai receber investimento superior a R$ 31,3 milhões. A estimativa é que vários municípios sejam alcançados pelo programa. "Com essa iniciativa, o Governo do estado que dá mais um passo importante para garantir a proteção social e segurança alimentar de famílias em maior fragilidade frente aos desafios impostos pela pandemia", afirmou a Secretária de Desenvolvimento Social do Estado.


Você já ouviu falar do vale gás da prefeitura 2021? Vários municípios do país estão contando com esse tipo de oferta para ajudar brasileiros e brasileiras que estão passando por dificuldade financeira. 

Como houve mais uma vez o aumento do gás de cozinha, muitas famílias estão passando por dificuldade para obter esse item básico. Ações e programas estão surgindo justamente para ajudar essa faixa da população. 

É o caso do programa Vale Gás 2021 da prefeitura. Criado durante a pandemia, ainda em 2020, esse benefício vai voltar para 900 famílias que vão poder contar com uma ajuda na compra de botijões. 

A medida tem o objetivo de auxiliar a população afetada economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

O que é o Auxilio Gás ou vale-gás?

Auxílio-Gás ou ainda Vale Gás foi um programa de distribuição de renda implementado pelo governo federal brasileiro em 2001[1] para atender os beneficiários da Rede de Proteção Social, juntamente com o Bolsa-Escola (do Ministério da Educação) e o Bolsa-Alimentação (do Ministério da Saúde).

O programa, administrado pelo Ministério de Minas e Energia, consistia no pagamento para cada família com renda de até meio salário-mínimo a cada dois meses, como forma de subsidiar a compra de botijões de gás.[2] Chegou a alcançar as 4,8 milhões de famílias que já eram atendidas pelo Bolsa-Escola em 2002.

O programa Auxílio-Gás, assim como outros pertencentes à Rede de Proteção Social, foram incorporados ao programa Bolsa-Família em 2003.

O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus. Foram contempladas com o benefício, as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância; inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do programa Bolsa

Tem direito ao beneficio as Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; e os jovens inseridos no programa Superação.

Trata-se de um apoio às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, moradoras da zona urbana e rural. A concessão desse auxilio visa contribuir para redução da vulnerabilidade social de famílias cearenses, durante o estado de calamidade pública ocasionada pela pandemia do COVID 19. Programa vále gás do governo, Implementado pelo governo federal brasileiro, e chamado anteriormente de auxílio gás, o vale gás 2021 governo federal tem como principal objetivo ajudar famílias de baixa renda, que participam do programa Bolsa Família.

Assim, todos aqueles que participam desse programa, podem solicitar o vale gás para verificar se estão elegíveis ao programa vale gás do governo.

A Prefeitura de Carangola iniciou neste mês a distribuição do auxílio gás emergencial para famílias de baixa renda. A medida tem o objetivo de auxiliar a população afetada economicamente pela pandemia do novo coronavírus.

O benefício é concedido através da Secretaria Municipal de Assistência Social para aproximadamente 2.100 famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal.

De acordo com a Prefeitura, o “vale gás”, para recarga de gás de cozinha, poderá ser feito mensalmente pelas famílias cadastradas até 31 de dezembro de 2020. No site do Executivo, o cidadão pode consultar para saber se tem direito ou não ao auxílio.

Para evitar filas e aglomeração na sede da Secretaria e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Ouro Verde e do Coroado, as informações para distribuição do auxílio gás emergencial serão disponibilizadas na internet.

Como se cadastrar no vale gás:

Caso sua família se enquadre nas exigências do programa, basta fazer um cadastro para poder se beneficiar com o bolsa-família e o vale gás.

O primeiro passo é ir até o CRAS e fazer a sua inscrição, primeiro no programa e aguardar aprovação. E então, seguir o passo a passo abaixo:

Vá até o CRAS ou Centro de Assistência Social de sua região, ou até à prefeitura de sua cidade;

Leve seus documentos e de todos os membros de sua família;

Aguarde a aprovação do pedido ao Ministério do Desenvolvimento Social;

Sendo aprovado, você será informado e o valor do benefício será depositado de acordo com o calendário de pagamento do Bolsa Família.

Fonte:precodogas.com.br